O carioca Álvaro de Medeiros Mendonça é o primeiro bebê registrado de maneira totalmente digital no país. A certidão de nascimento do menino, que veio ao mundo no dia 8 de julho, foi feita por meio da tecnologia de blockchain. Este é um passo importante em direção à digitalização de registros.
Todo o processo de registro de nascimento foi realizado pela Growth Tech. A startup criou a plataforma Notary Ledgers que funciona como um cartório virtual.
Utilizando a tecnologia da IBM, a solução permite emitir procurações, certidões de nascimento, de óbito e de união estável. De acordo com a startup, todos os registros ficam salvos de maneira segura, rastreável e inviolável e seguem as estabelecidas em lei.
“No momento do nascimento, um dos membros da equipe de parto faz a declaração de nascido vivo diretamente em nossa ferramenta. Em seguida, quem for registrar a criança cria sua identidade digital com base na validação de dados pessoais junto a órgãos oficiais, além de um poderoso reconhecimento biométrico facial”, explica o CEO da Growth Tech, Hugo Pierre. Segundo o executivo, a certidão é gerada em no máximo 15 minutos.