Como o WeChat usa sua influência para eliminar a concorrência.

0
33

WeChat é o aplicativo que melhor conseguiu concretizar o conceito de super app. O app chinês, que começou a operar em 2011 como um serviço de mensagens, atingiu a marca de 1,2 bilhão de usuários e conta com um ecossistema interno de miniprogramas. Na prática, ele reúne quase todos os serviços, ferramentas e jogos que uma pessoa pode precisar no smartphone em sua rotina na China.

Desta forma, o WeChat deve ser comparado não aos demais aplicativos, mas sim a uma loja de apps – como a App Store, no iPhone, e a Google Play, em dispositivos com sistema Android. Neste sentido, a Tencent, empresa gigante por trás do super app, é quem define quais miniprogramas estarão em destaque no WeChat e, do contrário, quais terão links bloqueados ou serão plenamente removidos da plataforma.

O poder de influência da Tencent sobre uma base tão grande de usuários vem criando uma polêmica na China. A empresa é acusada por rivais de utilizar seu “monopólio digital” de forma desleal no mercado, boicotando links e miniprogramas de terceiros sem razões concretas para isto. Em abril de 2019, inclusive, a companhia foi processada por este motivo, mas o caso segue na justiça sem decisão da corte chinesa.

Agora, em meio à crise causada pela epidemia do coronavírus que teve origem em Wuhan, na China, o WeChat usa sua influência para dominar o mercado de ferramentas de comunicação corporativa. Este segmento, especialmente para videoconferências, ganhou relevância e tráfego no país devido a recomendação de que as pessoas trabalhassem de casa, evitando aglomerações.

Tencent x ByteDance

ByteDance, startup por trás do TikTok (cuja versão chinesa chama-se Douyin), é uma das empresas de tecnologia que representa uma ameaça à Tencent, por conta da popularidade do aplicativo dentro e fora da China. Por consequência, os programas da ByteDance são alguns dos que mais sofrem boicotes no WeChat.

O Douyin, por exemplo, não aparece entre os miniprogramas do super app desde janeiro de 2019. Além disso, qualquer link para a rede social de vídeos curtos não abre no navegador próprio do WeChat. O usuário que quiser acessar conteúdo da plataforma da ByteDance precisa copiar e colar o link em um navegador externo.

Na mesma linha, o Feishu, app de comunicação corporativa da ByteDance, comunicou à imprensa chinesa neste sábado (29) que também foi banido do WeChat. De acordo com a startup, a concorrente não avisou sobre a exclusão do super app e, assim, “afetou significativamente a eficiência do trabalho e a experiência do usuário” durante a época de maior necessidade da plataforma no país, visto que algumas empresas ainda não retomaram as operações em seus escritórios.

Em resposta, a Tencent reitera sua política em relação aos apps de terceiros no WeChat: “Serão punidos sites ou aplicativos que enviam links para enganar ou convencer os usuários a baixar ou redirecionar para um aplicativo externo”. A ByteDance, por sua vez, nega ter violado estas regras de conduta.

Segundo o instituto de pesquisa chinês Qianzhan, o mercado de ferramentas de comunicação corporativas tende a crescer mais de 12% ao ano nos próximos quatro anos. A estimativa é que, em 2024, o setor chegue a US$ 7 bilhões no país. No momento, os líderes em downloads nas lojas de aplicativos são, respectivamente, DingTalk, da Alibaba, WeChat Work e Meeting, ambos da Tencent. O Feishu ainda está na 15ª posição da lista, mas subiu 40 lugares em menos de um mês.

Banidos do WeChat

De acordo com o portal South China Morning Post, dois veículos de mídia da China – 36Kr e ITHome – foram banidos do WeChat logo após reportarem a exclusão de links do Feishu no super app. A Tencent, por sua vez, respondeu que ambos os sites de notícias violaram as políticas do super app “em várias ocasiões”.

Outros players que foram bloqueados do WeChat nos últimos meses são Taobao, marketplace da Alibaba e Haokan, app de vídeos curtos da Baidu. Em contraste, links do Pinduoduo e JD.com, marketplaces concorrentes da Alibaba, são liberados no super app. A Tencent é acionista de ambos.

SimSite Banner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui