Cuiabá-MT, terça-feira, 20 de outubro de 2020
SimSite Banner
Início Destaque Estudo mostra novas tendências no consumo e exigência por empresas “mais humanas”.

Estudo mostra novas tendências no consumo e exigência por empresas “mais humanas”.

0
86

A busca por um propósito tem sido uma preocupação constante para as empresas. A cobrança por um posicionamento claro, também. Hoje, mais do que nunca, os consumidores passaram a enxergar o fator “propósito” como um dos motivos de seleção para suas compras e interações com diferentes marcas, diz estudo elaborado pela ilegra, empresa global de design, inovação e software.

Intitulada “Panorama ilegra: Futuros Plurais”, a pesquisa analisou as principais tendências já presentes – e as que estão por vir – em diversos setores do mercado. Entre elas, está a necessidade crescente por marcas transparentes, justas e com propósitos claros de inclusão, além da melhoria da vida em sociedade com a ajuda da tecnologia. O posicionamento institucional também é um dos pontos de destaque. Segundo o estudo, a busca por empresas que tomam partido em diferentes causas cria uma sensação de aproximação do público com a marca, unindo propósitos e ideologias.

A pandemia também acelerou tendências que já estavam por vir. Adesão massiva ao trabalho remoto, expansão do e-commerce e delivery, por exemplo, são exemplos claros disso. Novos modelos de negócio baseados no trabalho autônomo popularizados por startups como iFood, Uber e Rappi já concorrem com grandes marcas de forma igual.

O estudo se baseia em tendências que já estão sendo aplicadas pelo mercado. Ideias como soluções personalizadas para cada consumidor, grupos multidisciplinares resolvendo problemas complexos e utilização de dados com transparência e responsabilidade são cada vez mais necessárias no mercado atual.

“As pessoas estão mais exigentes e preocupadas em se relacionar entre elas e entre empresas que tenham valores em comum de forma mais rápida, eficiente e sustentável”, afirma Caroline Capitani, vice-presidente de Design e Innovation na ilegra e responsável pela coordenação do estudo. “As companhias precisam reinventar seu papel na sociedade e encontrar sua própria forma de contribuir para o ecossistema”, diz.

Mundo do trabalho

A relação entre colaboradores e empresas é o novo ponto de atenção no ambiente de trabalho. Diante disso, aproximar profissionais com expertises diferentes para reduzir o desperdício durante o desenvolvimento (modern agile) passa a ser uma das prioridades para companhias em todo o mundo.  A responsabilidade com o emprego agora também invade a vida do colaborador, não apenas seu espaço de trabalho.

Na área de tecnologia, o destaque está na possibilidade de análise do público através de dados. Assim, empresas podem antecipar comportamentos de consumidores. Além disso, popularizam-se as soluções personalizadas para cada indivíduo, e ganho de escala não é desculpa para evitar customização. O estudo também evidencia que o design centrado no usuário não é mais suficiente, e que este deve ser centrado no ecossistema, o chamado Life centered design.

Use Coworking Banner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui