Itália realiza primeira cirurgia do mundo com realidade aumentada.

0
37

Nesta semana, a Universidade de Pisa, na Itália, informou que o hospital S.Orsola de Bolonha fez a primeira operação cirúrgica do mundo conduzida por realidade aumentada. O médico realizou o procedimento facial com o auxílio de uma espécie de óculos 3D, o Vostars.

O equipamento é capaz de mostrar, juntamente com os elementos reais, objetos virtuais essenciais para dar mais informações sobre o paciente e orientar a operação, sem a necessidade de um monitor externo. O Vostars é fruto de um projeto europeu, coordenado pela universidade, que envolveu cientistas e técnicos de quatro países diferentes por três anos.

Segundo especialistas no setor, o novo sistema permitirá uma redução dos tempos de intervenção e um aumento na precisão da cirurgia. “Antes da operação, visualizamos a anatomia do esqueleto, crânio, mandíbula e linha de corte em realidade aumentada. Com isso, o óculos permitiu visualizar uma linha pontilhada em 3D diretamente no osso do paciente, mostrando o caminho a seguir”, contou do hospital, o médico Giovanni Badiali.

O engenheiro biomédico do Departamento de Engenharia da Informação da Universidade de Pisa, Vincenzo Ferrari, lembrou que os médicos sempre usam “imagens virtuais obtidas por scanners radiológicos, por exemplo tomografia computadorizada e ressonância magnética”, que são visualizadas antes da operação para ajudá-lo a se preparar para a cirurgia. “Graças a uma câmera de vídeo, o óculos combina as imagens na frente do cirurgião com as imagens radiológicas do paciente e garante que os dois permaneçam perfeitamente consistentes e focados”, acrescentou Ferrari.

Fonte: ANSA. Foto: Divulgação.

SimSite Banner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui