México receberá o primeiro conjunto habitacional impresso em 3D do mundo.

0
41

Mais de 50% da população de Tabasco, estado do México, vive em situação de pobreza e em moradias precárias — o que representa cerca de 320 mil pessoas. É o que indica um levantamento realizado em 2019 pelo Conselho Nacional para a Avaliação da Política de Desenvolvimento Social (Coneval). Pensando em mudar este cenário, a ONG New Story está construindo o primeiro conjunto habitacional impresso em 3D do mundo, em uma área rural do estado.

As duas primeiras casas já foram finalizadas e farão parte de um bairro com 50 residências para famílias de baixa renda. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a ICON, startup de construção e robótica.

Com 150 metros quadrados, as casas são impressas em apenas 24 horas pela impressora Vulcan II. O equipamento, controlado por um tablet, imprime camadas de cimento que formam as paredes da casa. No final do processo, portas, janelas e outras partes são instaladas.

Interior da casa impressa em 3D, no México.

De acordo com a New Story, a impressão das casas faz parte de um projeto maior, que inclui a construção de parques, áreas verdes e outros espaços comunitários. No futuro, a ONG planeja levar o mesmo modelo para outros locais.

“Vemos esta impressora como um projeto de P&D que tem a oportunidade de influenciar o setor como um todo. Nossa esperança é aprender e compartilhar a tecnologia com outras organizações sem fins lucrativos e governos para ajudar todos a melhorar e alcançar as famílias mais rapidamente” disse Brett Hagler, CEO da New Story, em um comunicado.

SimSite Banner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui