Mais de 50% da população de Tabasco, estado do México, vive em situação de pobreza e em moradias precárias — o que representa cerca de 320 mil pessoas. É o que indica um levantamento realizado em 2019 pelo Conselho Nacional para a Avaliação da Política de Desenvolvimento Social (Coneval). Pensando em mudar este cenário, a ONG New Story está construindo o primeiro conjunto habitacional impresso em 3D do mundo, em uma área rural do estado.
As duas primeiras casas já foram finalizadas e farão parte de um bairro com 50 residências para famílias de baixa renda. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a ICON, startup de construção e robótica.
Com 150 metros quadrados, as casas são impressas em apenas 24 horas pela impressora Vulcan II. O equipamento, controlado por um tablet, imprime camadas de cimento que formam as paredes da casa. No final do processo, portas, janelas e outras partes são instaladas.
Interior da casa impressa em 3D, no México.
De acordo com a New Story, a impressão das casas faz parte de um projeto maior, que inclui a construção de parques, áreas verdes e outros espaços comunitários. No futuro, a ONG planeja levar o mesmo modelo para outros locais.
“Vemos esta impressora como um projeto de P&D que tem a oportunidade de influenciar o setor como um todo. Nossa esperança é aprender e compartilhar a tecnologia com outras organizações sem fins lucrativos e governos para ajudar todos a melhorar e alcançar as famílias mais rapidamente” disse Brett Hagler, CEO da New Story, em um comunicado.