Pinterest usa inteligência artificial para promover bem estar dos usuários.

0
23

O Pinterest é uma rede social conhecida pelas suas fotos inspiracionais, referências da moda e ilustrações artísticas. No entanto, a plataforma não está livre de publicações negativas, como imagens que mostram automutilação ou com referências ao suicídio. No contexto mundial em que a saúde mental e uso das redes sociais têm crescente relevância, o Pinterest está usando inteligência artificial para omitir ou excluir postagens com conteúdo que promova a autodepreciação.

Imagens que mostram pessoas cortando a própria pele, por exemplo, podem ser “gatilhos” para quem tem depressão e pensamentos suicidas recorrentes. Isto significa que um usuário nestas condições pode sentir mais necessidade de se machucar quando vê uma publicação deste tipo.

Segundo o Pinterest, o algoritmo de inteligência artificial reduziu em 88% as denúncias de publicações com conteúdo de automutilação. Com técnicas de machine learning, o sistema analisa as imagens da base da rede social e torna-se cada vez mais assertivo em detectar aquelas cujo conteúdo é prejudicial à saúde mental do usuário.

Bem-estar no Pinterest
“Estamos trabalhando duro para reduzir as chances de alguém encontrar algo que exiba, racionalize ou incentive a lesão pessoal”, afirma o Pinterest em comunicado. “Por isso, atualizamos nossa política de automutilação no início deste ano para permitir que nossa equipe oculte ou remova uma gama mais ampla de conteúdo que pode ser gatilho para algumas pessoas”.

Além de usar a inteligência artificial para identificar e omitir postagens negativas, o Pinterest criou a hashtag #pinterestwellbeing. Usuários dos EUA podem pesquisar pelo termo para encontrar recomendações de atividades que promovem o bem-estar, o amor próprio e a saúde mental em geral.

Esta página, disponível apenas nos EUA até o momento, também é acessível para quem pesquisa por temas negativos, como “frases tristes” ou “como aliviar o estresse”. Todo o conteúdo do #pinterestwellbeing é criado em parceria com instituições que são autoridades em saúde mental. Entre elas, estão a Organização Mundial da Saúde, a Academia Americana de Pediatria e a Organização Samaritans.

Além disso, o app do Pinterest conta com um meio de comunicação direto com a Linha de Prevenção Nacional ao Suicídio, um canal oficial dos EUA em que pessoas podem receber atendimento em casos de depressão.

SimSite Banner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui