Com o amadurecimento do ecossistema de tecnologia e inovação, o Brasil vê o número de unicórnios cada vez mais maior. Atualmente, são 12 empresas de base tecnológica que atingiram a sonhada marca de valor de mercado igual ou superior a US$1 bilhão. São elas: 99, Nubank, iFood, Gympass, Loggi, QuintoAndar, Ebanx, Wildlife, Loft, Vtex, Creditas e a mais recente delas, a MadeiraMadeira.
Esse momento de maturidade deve se consolidar por meio de diferentes vertentes, como as empresas deixam seus processos cada vez mais claros e investimentos de risco mais consolidado (com players nacionais e internacionais), além de maior engajamento do público com o ecossistema.
A expansão desse cenário promissor também amplia a expectativa de quais serão as próximas startups unicórnio. Tendência que pode ser confirmada pelo crescimento das “aspirantes”, denominação dada Distrito Dataminer (banco de dados sobre o ecossistema de inovação e venture capital da Distrito) para empresas que se postulam ao título de unicórnio.
De acordo com o report “Corrida dos Unicórnios 2021”, realizado pela plataforma de inovação, diante dos muitos players importantes, do tamanho dos desafios e oportunidades, um dos setores que mais deve se destacar nos próximos anos é o de logtech.
Na projeção do estudo, o setor de fintech continuará tendo muito destaque. São mencionados, os mercados de agricultura, saúde e marketing. Confira as startups que podem alcançar o status de unicórnio, segundo o estudo:
O aplicativo oferece a compra de passagens de ônibus para viagens intermunicipais, com valores mais baixos do que os oferecidos em rodoviárias. A proposta é reduzir a tarifa cobrada em até 60%, por meio do seu sistema de fretamento colaborativo.
O marketplace faz o match entre as pequenas empresas e caminhoneiros com grandes clientes que necessitam transportar mercadorias. A empresa é conhecida como “Uber dos caminhões” e possui cerca de 400 mil caminhoneiros e e 20 mil empresas de transporte cadastrados na plataforma.
A Contabilizei oferece plataforma online de serviços de contabilidade para pequenas empresas. Em janeiro, a startup revelou que recebeu um aporte liderado por fundo do SoftBank, entretanto, o valor não foi revelado.
A startup desenvolveu uma plataforma para gestão financeira na nuvem focada em Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A solução da empresa permite automatização de processos, facilitando a gestão e diminuindo burocracias.
A startup oferece uma plataforma de Growth Intelligence focada em marketing e vendas para negócios de todos os portes.
A rede de clínicas populares oferece o agendamento de consultas, exames laboratoriais e procedimentos simples. A startup está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A footech desenvolve produtos feitos à base de plantas que simulam o gosto e a textura de carne, frango, entre outros. O objetivo é incentivar a substituição da proteína animal.
Líder do seu segmento, a plataforma Minuto Seguros é uma plataforma de venda de seguros pela internet. O processo de contratação do seguro é realizado totalmente online.
A fintech oferece contas sem tarifas, cartões de crédito e investimento por meio de plataforma digital mobile.
O e-commerce é o maior do segmento de produtos para animais de estimação do Brasil. A Petlove oferece mais de 20 mil itens, entre rações, aquários, areias, brinquedos, petiscos, coleiras entre outros objetos do universo pet.
A plataforma de gerenciamento de processos em nuvem permite a otimização e centralização dos seus fluxos de trabalho em um dashboard de maneira intuitiva. A solução propicia uma gestão de times e fluxos baseada em dados. O marketplace auxilia pequenos lojistas a se conectarem aos maiores marketplaces, como B2W, Via Varejo, Mercado Livre e Magazine Luiza.
A agtech oferece soluções de monitoramento e automação de lavouras. A Solinftec opera em mais de dez países e, recentemente, transferiu sua sede para os Estados Unidos.
A startup atua na gestão de condomínios, escolas, entre outros de negócios que necessitam de ferramentas de gestão. O software da empresa integra soluções de pagamentos, conta digital e permite a realização de assembleias, além de outras funcionalidades.
A startup de mobilidade urbana oferece bicicletas para uso compartilhado. Com um modelo diferente da Grow e da Yellow, as bikes devem ser retiradas e devolvidas em estações físicas espalhadas pelas cidades. A Tembici oferece pacotes diários, mensais ou anuais.
A empresa oferece solução de mensageiro, mídias sociais, uso de dados e inteligência artificial para ajudar empresas como Itaú Unibanco, Coca-Cola, Localiza, Fiat, entre outras, nas vendas e atendimento ao cliente.
A Zenvia oferece uma plataforma de engajamento que permite que as empresas se conectem a clientes, por meio de uma variedade de canais de comunicação, incluindo SMS, WhatsApp, Facebook Messenger, voz, chatbots e IA.
Por: Startup Life.