Salário mínimo para motoristas de Uber e Lyft é aprovado em Seattle.

0
193

A Câmara Municipal de Seattle, nos Estados Unidos, aprovou durante essa semana lei que estabelece um pagamento mínimo para motoristas de aplicativos como Uber e Lyft. A nova regulação entrará em vigor em janeiro.

Os motoristas da cidade receberão pelo menos US$ 16 por hora de trabalho, o equivalente ao salário mínimo em Seattle, de acordo com a lei. O objetivo da medida é pagar mais aos motoristas mesmo nos períodos em que eles passam dirigindo pela cidade sem passageiros.

A nova regulação visa, também, impedir que o Uber e a Lyft saturem o mercado às custas dos motoristas. Porém, as empresas defendem que a lei as força a bloquear o acesso de alguns motoristas aos aplicativos.

Seattle é a segunda cidade dos Estados Unidos a estabelecer essa regra. Em 2018, Nova York implementou uma regulação semelhante.

Já na Califórnia, uma decisão judicial emitida em agosto deste ano chegou a impedir as empresas de classificarem seus motoristas como terceirizados.

Esses movimentos aumentam a pressão  sob o modelo de negócio dos aplicativos de transporte, que consideram os motoristas como independentes, em vez de funcionários.

Por: Startup Life. Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.

SimSite Banner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui