Tribos da Amazônia entram na era digital para defender cultura e floresta.

0
55

Destruição da floresta amazônica e invasão da agricultura em suas terras são ameaças antigas para tribos brasileiras. Mas, os métodos para combatê-las são cada vez mais atuais.

Com auxílio da tecnologia, tribos estão publicando vídeos nas redes sociais e filmando com câmeras instaladas em drones para contar sua história e fortalecer sua ameaçada cultura. Também foi criada a Mídia Índia, uma rede que se classifica como a voz do povo indígena.

Na última semana, um encontro reuniu centenas de líderes tribais amazônicos na reserva do Xingu para debater maneiras de resistir a planos do governo federal para os povos indígenas, cada discurso e dança ritual são gravados e compartilhados na internet.

Mídia Índia –  O canal de comunicação audiovisual publicada notícias e imagens no Instagram e podcasts no Spotify para ajudar a manter os 850 mil indígenas do país informados.

Para Erik Terena, um os organizadores da Mídia Índia, o canal se tornou uma das tarefas mais urgentes no combate à notícias e informações falsas que prejudicam a população indígena. “Estamos tendo que lutar contra uma nova colonização recorrendo à etnomídia para contar a verdade sobre nós”, explicou Erik.

Fonte: Reuters. Foto: Ricardo Moraes/ Reuters.

Use Coworking Banner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui